Powered By Blogger

terça-feira, 9 de outubro de 2012


Taxa de cobertura (ou ANTIGIRO)

  • É necessário que o país tenha conhecimento da capacidade que tem para pagar, as importações a partir das receitas provenientes das exportações. 

  • A taxa de cobertura representa então em percentagem, o valor das importações que podemos considerar pagas com o valor das exportações.


                                  \text{Taxa de cobertura} = \frac{Export}{Import}*100

  • Se a balança comercial for deficitária, a Taxa de Cobertura apresenta valores inferiores a 100 %, neste caso, significa que há uma incapacidade no período em causa, de se ter gerado internamente disponibilidades suficientes para os usos concretizados. Um agravamento do grau de cobertura significa uma deterioração da capacidade de um país gerar aquilo que precisa.
  • Se a balança comercial for SuperAvit, a Tava de Cobertura apresenta valores superiores a 100, e assim cobre as importações e ainda sobram divisas.


“(…) Em julho de 2012, as exportações e as importações de bens e serviços registaram variações homólogas de 7,0% e -5,8%, respetivamente, valores que comparam com variações homólogas no mês anterior de 5,6% para as exportações e de -4,6% para as importações. No mês em análise, a taxa de cobertura das importações pelas exportações de bens e serviços situou-se em 112,9%. (…)”



Andreia Oliveira          Nº3      12ºC


Sem comentários:

Enviar um comentário