Powered By Blogger

sábado, 26 de janeiro de 2013

Mutilada



Titulo: Mutilada 

Autora: Khan 

Editora: Edição Asa 

   Este livro retrata documentalmente a vida da própria autora e narradora.

   Uma vida cheia de alegrias na infância, no seio de uma familia superprotectora, maioritariamente femenina, mas que ficou marcada para todo o sempre aos 7 anos de idade quando é de repente confrontada com a excisão. Nada sabia do assunto, ninguém lhe explicou as razões (pois ninguém parece saber o porquê de tal atrocidade, como a autora o afirma).

   Retrata a sociedade em que os homens nada ou pouco interferem nestes assuntos, são costumes perpetuados por mulheres em mulheres (crianças ou bebés).

   Esta prática que lhes é incutida por aumentar a fertilidade femenina, garantindo-lhes a pureza e virgindade bem como a fidelidade de uma esposa, não passam de dissimulações para o sofrimento que se vive e que nem em nome da religião se pode manifestar, conforme nos informa a autora na sua luta contra esta prática, já em adulta.


   Esta prática põe em risco a vida de crianças e bebés que a sofrem, podendo as mesmas morrerem de várias formas, a principal por hemorragias e/ou infecções, pois trata-se de um corte a sangue frio do clitóris.

   Como nota minha, saliento que noutras sociedades pratica-se ainda a infibulação que é a remoção total do órgão sexual feminino.

   Tudo isto e como nos demonstra tão bem a autora do livro, priva-as do prazer sexual, destruindo para sempre a hipótese de serem felizes como mulheres.



    A Autora nasceu no Senegal em 1959. Foi excisada aos 7 anos e aos 13 casou com um primo por imposição da família. Actualmente vive na Bélgica e é presidente da Rede Europeia de Luta Contra a Mutilação Genital.


Solange Ventura 


Sem comentários:

Enviar um comentário